"Depois de Engenheiros, Advogados e Economistas os Psicólogos serão os novos profissionais essenciais nas empresas para o futuro que começa já hoje".
A estratégia das empresas para a prevenção do stresse e de outros problemas psicológicos nos locais de trabalho deve passar por um acompanhamento regular de um/a profissional Psicólogo/a. As palavras são de Teresa Espassandim, Psicóloga e membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Para quem «as pessoas são muitas vezes referidas como sendo o principal ativo das empresas, mas isso é muito mais discurso do que prática». Hoje, é incontornável: o bem-estar psicológico e a saúde (física e mental) são fatores protetores do envolvimento e compromisso nas organizações e, por isso, críticos para a produtividade dos colaboradores.
E mais, num mercado cada vez mais competitivo, a perda de produtividade devido ao presentismo e absentismo causados por stresse e outros problemas de saúde psicológica pode custar às empresas portuguesas até 3,2 mil milhões de euros por ano. Não é assim de estranhar que os Psicólogos assumam claras vantagens para as empresas.
Em entrevista à revista Líder (24/11), que pode ser lida na íntegra aqui.
Comments